Dante
Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, o evento reuniu alunos, professores, gestores, pais e responsáveis de alunos, autoridades representantes da gestão municipal, estadual e do parlamento mirim, além dos diversos membros da comunidade escolar e instituições parceiras, para debater soluções sustentáveis e o papel da juventude na construção de um futuro mais justo e ecológico.
A Escola Estadual Rural de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga da Rocha, situada na BR 317, Quilometro 09, na Vila Progresso, Comunidade Nari bela Flor, Zona Rural do Município de Epitaciolândia, Estado do Acre, foi palco na manhã desta sexta-feira (27) de junho de 2025, da realização da VI Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), um importante espaço de diálogo e protagonismo jovem (alunos) voltado às questões ambientais e climáticas.
O evento contou com a participação dos alunos, professores, gestores, pais e responsáveis de alunos, autoridades representantes da gestão municipal, estadual e do parlamento mirin, além dos diversos membros da comunidade escolar e instituições parceiras, como um evento de profundo impacto pedagógico, social e ecológico. E teve como tema central: “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, reforçando a urgência de unir forças entre educação e meio ambiente diante dos desafios climáticos globais.
A conferência teve a participação ativa dos alunos nos três eixos temáticos: Territórios Saudáveis, Territórios que Protegem e Territórios de Justiça e Paz. Com muito entusiasmo, os alunos engajaram em rodas de conversas, apresentações culturais e elaboração de propostas voltadas à melhoria do ambiente escolar e da comunidade, os mesmos contaram com a ajuda e apoio dos professores e representantes da comunidade.
Cada grupo temático foi conduzido por um aluno orientador, com o monitoramento da equipe gestora e docentes das áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Suas Tecnologias e Matemática. E entre os temas debatidos, ganharam destaque propostas voltadas à saúde mental, produção agroecológica, prevenção de desastres naturais, espaços de aprendizagem ao ar livre, cultura de paz, direito à diferença e estratégias de enfrentamento à violência escolar. As propostas foram colocadas em votação e aprovadas por maioria absoluta dos alunos e demais membros da comunidade escolar.
No uso da palavra o representante de pais e responsável de alunos, Francisco Dantas, enfatizou a importância do desenvolvimento sustentável, sendo possível atender as necessidades do ser humano sem comprometer a capacidade das futuras gerações, sempre buscando o equilíbrio socioeconômico e a proteção ao meio ambiente.
O Vereador Cleomar Portela, que esteve presente em diversas atividades da VI CNIJMA, destacou em sua fala, a importância de ouvir as vozes das crianças e adolescentes no processo de formulação de politicas públicas ambientais: “Este é o caminho para formamos cidadãos conscientes e corresponsáveis como futuro do planeta” (disse o mesmo)
VI Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), só foi possível graças à parceria entre o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e a Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, que apoiaram logisticamente e pedagogicamente a mobilização. Destaca-se também o apoio de instituições comunitárias, lideranças locais e técnicos da área ambiental e educacional, que colaboraram oficinas, palestras e materiais informativos.
Objetivo da VI Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente é servir de ação estratégica de educação ambiental que conecta estudantes, professores e comunidade escolar às principais pautas globais da sustentabilidade. Além das atividades pedagógicas, a conferencia também promoveu reflexões sobre o consumo consciente, preservação dos recursos naturais, justiça social e a importância de politicas publicas que integrem educação de qualidade e proteção ambiental.
Publicar comentário